Os assistidos que ainda não efetuaram a abertura de conta no Itaú receberão seus benefícios via ordem de pagamento. Entenda como vai funcionar.
Desde outubro de 2022, a Libertas vem trabalhando junto aos assistidos para abertura de contas no Banco Itaú, devido à parceria do banco com a Fundação Libertas em razão da folha de pagamento. A campanha conseguiu, até o momento, alcançar um resultado expressivo: 85% dos assistidos estão recebendo o benefício pelo Itaú. A partir deste mês, na última fase da campanha, o foco será integral nos aposentados e pensionistas que ainda não fizeram a migração bancária.
Os assistidos que não atualizaram seu cadastro na Libertas com uma conta no Banco Itaú ou não tenham identificado o depósito de seu pagamento nas contas habituais devem procurar uma agência do Banco Itaú para receber o seu benefício via ordem de pagamento.
Como será pago o benefício via ordem de pagamento?
Para receber o benefício, o aposentado ou pensionista que não informou os dados de uma conta no Itaú para a Libertas e não identificar o seu depósito naquele mês, deverá:
- Dirigir-se até uma agência do banco Itaú mais próxima;
- Levar os documentos originais de identificação (RG/CNH);
- Realizar o saque do benefício em um dos caixas do banco.
O processamento dos pagamentos por meio de ordem de pagamento garante o direito de recebimento do benefício mensal, que será feito de forma recorrente, sendo alterado somente caso o assistido realize a atualização cadastral na Libertas indicando uma conta no Itaú.
Muito importante: atenção ao prazo de 30 dias
É importante estar atento ao prazo para retirada do benefício diretamente no banco, já que segundo as regras do Banco Central, a ordem de pagamento permanece disponível para saque por 30 dias. Após esse prazo, o valor retornará à Libertas e ficará pendente até a solicitação do assistido para que uma nova ordem seja emitida.
Os assistidos que já estão recebendo através da ordem de pagamento podem aproveitar o deslocamento ao Banco Itaú para abrir sua conta bancária e, em seguida, solicitar a portabilidade para a instituição de sua preferência. Nesse caso, informe a Libertas e realize a atualização cadastral.
Fonte: Fundação Libertas